8 de enero de 2015

Universalidade



COMUNHÃO, nos diz o Carisma da Sagrada Família de Bordeaux . -“A comunhão é possível, nos dizia Joy.  Nossa diversidade de culturas, de línguas, de raças , de continentes e de países nos leva ao canto do sonho de P.B.N.: “Gloria a Deus Só, e tudo por Maria e São José”.
Chegando ao Brasil, são essas expressões que me vieram à mente, quando constatei, ao  primeiro olhar, a diversidade de raças que forma o povo brasileiro, em sua diversidade – o Brasil é formado de negros, brancos, amarelos  e indígenas.  Pensem que  os casamentos mistos de todas as raças resultam em raças intermediárias que é a universalidade de raças. Todos falam a mesma língua que é o português. Todos são brasileiros e vivem  a amizade em harmonia em suas diferenças.  Formam um mundo universal na tolerância e na pacificação. Há acolhida de todos na fraternidade... Muitas coisas os unem, tais como   dança, os esportes; no sábado, por exemplo, todo brasileiro sabe que ele come feijoada... Cada dia o alimento básico é o arroz com feijã.
É  um povo que crê em Deus libertador segundo eu e o autor da vida. O uso da expressão , “graças a Deus”,  em toda situação, mostra sua atitude de  gratidão. N. S. Aparecida , celebrada dia 12 de outubro, é considerada por toda a Nação, como Mãe do Brasil. Honram-na pela construção de uma grande Basílica, que é visitada por todos, em imensas multidões.  Aí também se faz a animação vocacional e a Diocese de Campo Limpo organizou uma jornada de exposição vocacional para as diferentes Congregações. Os leigos ocupam um importante lugar na Igreja. Como consagradas, devemos encontrar nosso modo de nos inserir e ser testemunho para manter nossa lâmpada acesa.
É o país de vida, me dizia uma religiosa brasileira no Congo. Sim! os brasileiros amam seu país e se amam. Amam a vida como ela é. O  Advento é vivido em todas famílias que preparam seu presépio de todo o coração e esperam, como Maria o Menino Jesus, Príncipe da Paz. As maravilhas de Deus são descobertas progressivamente.


Jocelyne kapinga
Brasil  

No hay comentarios.:

Publicar un comentario

***