9 de enero de 2015

Esta e Nossa vida ha Sagrada Familia



Somos membros do Instituto Secular Sagrada Família no Brasil. Como tal queremos viver a Espiritualidade de Nazaré e das Primeiras Comunidades Cristãs, e, estamos felizes de pertencer a essa grande Família.  Somos quatro membros comprometidos, dos quais, um está enfermo  e por isso não pode participar dos encontros;  há também um membro em Formação, e, há algumas promessas de vocações, mas, por enquanto são promessas mesmo.



Para a Formação Permanente e mesmo Inicial, fazemos 4 Encontros ao ano. São de três dias, em finais de semana,e, são em geral ,na residência de um dos Membros, ou nalgum local de Encontros. Neles estudamos Documentos próprios da Sagrada Família, as Constituições, temas de Formação, Documentos da Igreja. Com efeito, nos orgulhamos de sermos filhas da Igreja. Nos Encontros do Grupo, há momentos de estudo, reflexão, diálogo, oração, e até alguma visita a Maria das Graças Pedro, Secular que está enferma e mora em Avaré. Também participamos da Liturgia Eucarística na Paróquia local.  Tudo isso nos enriquece muito.

Os Institutos  Seculares no Brasil têm uma organização própria: em nível Nacional há o CNIS, (Conferência Nacional dos  Institutos Seculares); em nível  regional há o CRIS ( Conferência Regional dos Institutos Seculares) e  eles organizam Retiros, Jornadas, Assembleias, nos diversos níveis, sempre tendo convidados especiais, qualificados, conforme os temas.  É desejo da Igreja e dos Institutos Seculares, que participemos, tanto quanto possível, desses Encontros para viver a Comunhão e nos entrosarmos como Grupo e como e como Vida  Consagrada Secular na Igreja.

Como Grupo nós procuramos participar, ao menos de um desses Encontros por ano. É muito proveitoso e enriquecedor.  Sempre voltamos fortalecidas. Há sempre a possibilidade de ter contato com novas visões, novas experiências e novos ângulos daquilo que já conhecemos.
Além disso,  todas  temos nossa vida de família, nossos compromisso na Paróquia, em alguma pastoral, o que faz que nos sintamos mais membros.
Ultimamente aprofundamos o Documento:  “Evangelii Gaudium,” dedicando a isso todo um Encontro. Trabalhamos muito. Agora estamos aprofundando o Documento “Comunidade de Comunidades”, que é muito bom e motiva a partir para uma conversão e mudança  na Igreja. Estamos motivadas a sair para fora nossos limites, confortos, etc,  para apresentar o Evangelho da Alegria, pois somos verdadeiras discípulas missionárias.  De fato como discípulas de Jesus, somos, consequentemente, missionárias. E estamos felizes e orgulhosas de sê-lo.

                                Antonina, Odete, Antonia, Terezinha:Membros o Grupo Secular
Sagrada Familia no Brasil

No hay comentarios.:

Publicar un comentario

***