8 de enero de 2015

A vida en Vendaval!



Queridas irmãs/irmãos, gostaria de partilhar um pouco de nossa vida em Vendaval. Vendaval é uma comunidade indígena, que faz parte da paróquia do Belém dos Solimões. Ela é formada por 1890 habitantes, todos da etnia Ticuna. A língua falada no local é a língua materna, porém consegue-se uma boa interação com o português.
Estamos nesta comunidade desde o mês de julho. É uma comunidade linda! Muitas crianças, muitos jovens, etc. Também é um povo muito carente: vivem da pesca, plantações e da tal bolsa família, ou seja, quanto mais filhos têm, recebem um pouco mais do governo. Que pena que nossos governantes não olham para este povo, como um cidadão comum.

Aqui aos poucos estamos nos dedicando na formação de catequistas, lideres comunitários, como os dirigentes de celebração, visitas às comunidades dentro dos igarapés e na beira do rio Solimões É um núcleo de 24 pequenas comunidades. É lindo perceber o interesse  e a dedicação dos que assumem a responsabilidade de transmitir a Palavra de Deus. Por muitos anos, estavam sem acompanhamento religioso aguardavam com muita ansiedade a presença religiosa constante na comunidade.

Agora no mês de dezembro, a diocese resolveu construir uma casa para as irmãs. Foi muito interessante o processo da escolha do terreno. Com os freis capuchinhos, que são os responsáveis pela paróquia, realizamos uma assembleia onde formamos um CPV (Conselho Pastoral de Vendaval) e também colocamos em votação onde poderia ser a casa das irmãs.

Após uma grande discursão, entre prós e contra, deu-se a votação. Um grupo de mulheres, que estão no centro do bairro defendeu com muita garra  a escolha. Sendo assim, elas também se comprometeram em assumir também as irmãs. Prova disso quando avisamos que chegaria a balsa com o material pesado, todos estavam aguardando. No momento de descarregar foi lindo ver a quantidade de pessoas, entre crianças, mulheres, jovens e até idosos subiam e desciam o morro carregando o material. Foi um grande ayuri ( Multirão).

Recebemos com muita alegria a visita da Ir. Inês da CRB/SP, que veio nos animar e avaliar a caminhada do projeto. É muito bom sentir que estamos sendo apoiadas pelas pessoas conhecidas e pela CRB/SP. Valeu a visita.

Bom minhas queridas(os),  na verdade está sendo tão bonito viver tudo isso que, só tenho que agradecer a Deus pela possibilidade de estar no meio e viver esta experiência com pessoas acolhedoras, disponíveis como este povo Ticuna é. 

Bom advento e bom final de ano!! Que Jesus, Maria e José estejam sempre nos acompanhando!!

Luiza da Silva
Vendaval - Amazonas





No hay comentarios.:

Publicar un comentario

***