28 de agosto de 2012

Extratos das conferências da Assembleia

Extratos das conferências da Assembleia- CRB/SP agosto de 2012


IDENTIDADE DA VRC NA CONJUNTURA ATUAL

Professor Pedro A. Ribeiro de Oliveira (sociólogo)



No que se fere aos assessores, foi também muito interessante. O Professor Pedro tratou do tema VRC na conjuntura atual. O que segue é extraído do texto das duas conferências.

“Vou tratar o tema na perspectiva de minha área de competência, que é a sociologia. Nela, como em outras áreas do conhecimento científico, a abordagem ao real deve seguir o postulado metodológico de que todo conhecimento da realidade é sempre parcial e provisório. Parcial, porque nenhum discurso científico pode pretender esgotar o real (cuja complexidade só a filosofia tem meios para intuir); provisório, porque só é científico o conhecimento passível de refutação – ou seja, é científica a afirmação que pode ser, mas ainda não foi refutada. Esses dois atributos do conhecimento científico garantem sua objetividade, mas ao mesmo tempo nos obrigam à humildade.

Situou-nos no contexto estrutural que girava em torno do capitalismo, que passou várias mudanças e transformações. Dizia ele: “Pode-se ver a realidade do mundo hoje sob diferentes pontos de vista: vivemos a “mudança de época”, a pós-modernidade, o choque de civilizações, a globalização, o relativismo, a mudança demográfica, o aquecimento global, a crise ecológica, a grande crise do capitalismo... É claro que todas essas afirmações serviriam como ponto de partida, porquanto estão direta ou indiretamente ligadas entre si. Estou convencido, porém, que o melhor ponto de partida para a análise sociológica é a mundialização do sistema de mercado capitalista, que se tornou conhecida como globalização.

O conceito de globalização entrou em voga nos anos 1960, quando o mundo tornou-se tão interligado que se podia falar de uma

No hay comentarios.:

Publicar un comentario

***