28 de agosto de 2012

Identidade Religiosa Hoje

Hoje, celebração dos 50 anos do Concílio Vaticano II, novo desafio: Reler evangelicamente nossa história à luz do projeto de renovação eclesial e da Vida Religiosa proposta pelo Concílio Ecumênico.

A partir dos Carismas fundacionais, cada Instituto vai se organizando em torno de dois estilos de vida diferentes. Duas formas de organização prevalecem: a monástica e a apostólica.

O Concílio Vaticano I determinou a uniformidade da Vida Religiosa. Prevalece o estilo monástico. O Concílio Vaticano II pede uma volta às fontes no específico de cada Congregação.

O rosto da VRC hoje num Mundo plural e complexo:

Rostos plurais de identidades e suas crises

. Crise de identidades culturais, econômicas, políticas

. Crise de identidades religiosas, cristãs, evangélicas, católico romanas

. Crise de identidade da Vida Religiosa Consagrada; novas formas; movimentos

O empenho de buscar nossa identidade numa forma narrativa faz parte da experiência de Deus, como processo de fé com suas luzes e sombras. Seu objetivo e meta é ser um testemunho concreto e qualificado do rosto de Deus encarnado no mundo de hoje.

Em meio aos grandes desafios do mundo complexo e plural, da realidade da Igreja e da Vida Religiosa Consagrada, a Palavra de Deus nos impulsiona a avançar com os “olhos fixos em Jesus” (Hb 12,2), movidos/as pelo Espírito que o consagrou e enviou a anunciar a Boa Nova (Lc 4,18).

Provocados/as por uma nuvem de testemunhas (Hb 12,1), reafirmamos nossa identidade místico-profética e reavivamos a paixão pelo Reino, defendendo e promovendo a vida, assumindo a causa dos empobrecidos e construindo relações humanas, fraternas e solidárias.



Revisitar a Vida Religiosa Apostólica em busca de sua originalidade, recorrendo a Mc 3, 13-14. Ele chamou os que quis – iniciativa de Deus Experiência de fé. Para estar com Ele – conviver, comunhão Vida em Comunidade. Para enviar em missão – Serviço.



No hay comentarios.:

Publicar un comentario

***