IDENTIDADE DA VRC NA CONJUNTURA ATUAL
Professor Pedro A. Ribeiro de Oliveira (sociólogo)
No que se fere aos assessores, foi também muito interessante. O Professor Pedro tratou do tema VRC na conjuntura atual. O que segue é extraído do texto das duas conferências.
“Vou tratar o tema na perspectiva de minha área de competência, que é a sociologia. Nela, como em outras áreas do conhecimento científico, a abordagem ao real deve seguir o postulado metodológico de que todo conhecimento da realidade é sempre parcial e provisório. Parcial, porque nenhum discurso científico pode pretender esgotar o real (cuja complexidade só a filosofia tem meios para intuir); provisório, porque só é científico o conhecimento passível de refutação – ou seja, é científica a afirmação que pode ser, mas ainda não foi refutada. Esses dois atributos do conhecimento científico garantem sua objetividade, mas ao mesmo tempo nos obrigam à humildade.
Situou-nos no contexto estrutural que girava em torno do capitalismo, que passou várias mudanças e transformações. Dizia ele: “Pode-se ver a realidade do mundo hoje sob diferentes pontos de vista: vivemos a “mudança de época”, a pós-modernidade, o choque de civilizações, a globalização, o relativismo, a mudança demográfica, o aquecimento global, a crise ecológica, a grande crise do capitalismo... É claro que todas essas afirmações serviriam como ponto de partida, porquanto estão direta ou indiretamente ligadas entre si. Estou convencido, porém, que o melhor ponto de partida para a análise sociológica é a mundialização do sistema de mercado capitalista, que se tornou conhecida como globalização.
O conceito de globalização entrou em voga nos anos 1960, quando o mundo tornou-se tão interligado que se podia falar de uma
No hay comentarios.:
Publicar un comentario