8 de enero de 2013

Seminário de comunicação para a vida religiosa

Seminário de comunicação para a vida religiosa


REAL x VIRTUAL?

Um dos aspectos mais marcantes de nosso tempo, com certeza, é a velocidade da comunicação e informação, por meio das redes sociais e tudo que envolve o avanço tecnológico do mundo da informática.
É inegável a facilidade que a geração atual tem para lidar com os programas e aparelhos disponíveis no mercado para acessar todo tipo de informação, ou simplesmente estar conectado. Seja em casa, no trabalho, no carro, no ônibus, no metrô, de dia ou de noite... é essencial estar plugado, on line. 
O nosso  vocabulário ganhou novas palavras ou novos significados para antigas palavras: clicar, enter, hospedar na nuvem, rede, facebook...
Foi sendo formada uma espécie de linha divisória invisível, mas perfeitamente perceptível, entre a geração dos migrantes da internet e a geração plugada.
Muitos livros já foram escritos sobre a era cibernética e o impacto das redes sociais e novas mídias no comportamento e nas relações humanas.  Uma destas obras é o livro Ciberteologia, do  Pe. Antonio Spadaro que afirma “a internet é um ambiente”.  Estamos todos imersos nesse novo ambiente.
Com a intenção de ajudar-nos a penetrar um pouco mais nessa nova realidade, a CNBB (Conferência dos Bispos do Brasil) e a CRB (Conferência dos Religiosos do Brasil) organizaram um Seminário com o tema “Novas tecnologias, novas relações na Vida Consagrada”.  Aconteceu de 01 a 04 de Novembro, em São Paulo, contou com a participação de 300 religiosas/os e com a assessoria de especialistas da comunicação e religiosas/os também especialistas em novas tecnologias e teologia.
Algumas irmãs da Sagrada Família estivemos presentes nesse evento, assim como tantas outras, buscando compreender um pouco mais dessa realidade que ainda nos assusta um pouco.  Compartilho três aspectos, entre tantos outros, que me interpelaram muito:
1-    A percepção um pouco mais clara de que não se pode fazer uma oposição entre o mundo real e o virtual.  Eles são complementares, no contexto em que vivemos e não podemos evitar o virtual.

2-    A comunicação pelos meios virtuais exige cuidado, clareza e precisão em nossos conceitos e atitudes, talvez ainda maiores que outros, pois nos expomos e expomos nosso Instituto. Precisamos de formação para aproveitar as novas tecnologias e ainda mais consistência em nosso compromisso de consagradas para dialogar, sem medo, com o novo mundo que está emergindo.

3-    Há religiosos/as fazendo trabalhos excelentes de evangelização, utilizando os novos meios de comunicação, combinados com os antigos. É muito gratificante conhecer essa dinâmica, como também perceber uma Vida Religiosa disposta a continuar avançando com as pessoas de hoje, hoje mesmo, que são as únicas ao nosso alcance.


Geni – Comunidade Cerejeiras


No hay comentarios.:

Publicar un comentario

***