No dia 09/03/2013, os Provinciais/Líderes das Congregações/Institutos religiosos foram convidados pela CRB (Conferência dos Religiosos do Brasil) para refletir sobre: Leveza, Reestruturação, envelhecimento e Projeto Missionário.
Participei deste encontro e deixo aqui minha contribuição para nos questionar e interpelar.
A oração inicial foi um convite a fazer a experiência do chamado. Foi muito bom mais uma vez, fazer esta experiência e ficou muito forte a questão: “a experiência do encontro com Jesus, que é identificação com o Projeto do Reino”.
E assim culminou este primeiro momento.
Em seguida foi repassado o II Congresso das Novas gerações acontecido no mês de fevereiro, que tinha como tema: “Tecendo Relações e construindo caminho e como lema “ Ardia o nosso coração quando ele nos falava pelo caminho”. E foi com este vigor e ardor que os jovens nos transmitiram o encontro.
Os desafios que ficaram deste encontro: perspectiva de continuar o caminho; não perder o ardor e continuar tecendo relações.
O passo seguinte foi com o Irmão Jardelino Menegat, (lassalista) que, com suas provocações, como ele disse, nos ajudou a refletir, principalmente sobre a leveza dentro das Instituições, falando dos desafios para a vida consagrada hoje, que ele classificou em três blocos: desafios permanente, conjunturais e mais profundos.
Em cada um dos desafios ele fez uma lista, de acordo com sua visão e nos convidou para que continuássemos refletindo e acrescentando pontos.
• DESAFIOS PERMANENTES: perseverança; vitalidade criativa; conflito de gerações; fidelidade; pessoa; consagração; vida comunitária; missão; vocações; evangelização; justiça social; pobreza; conscientização social; mística; profecia; acomodação; reconciliação; etc.
• DESAFIOS CONJUNTURAIS:
número de filhos na família; falta de vivência no cristianismo; famílias desestruturadas;
falta de compreensão da sexualidade; comodidade/facilidade; prática do aborto; proliferação da comunidade de vida; crise de identidade das congregações tradicionais; uso das comunidades virtuais; meios de comunicação; proliferação da tecnologia de comunicação.
• DESAFIOS PROFUNDOS:
Como motivar, encantar, fascinar para entregar-se pela causa do Reino?
Como fazer que a espiritualidade e a vida interior lhes toquem efetivamente os corações, isto é, que sejam mais existenciais?
Como ser místicos, profetas, num mundo onde vale o ter, poder e prazer?
Incoerência da vida dos elementos constitutivos da Vida Religiosa Consagrada sem lhes causar peso de consciência.
No hay comentarios.:
Publicar un comentario