15 de octubre de 2009

I Congresso da Vida Religiosa Jovem


De 10 a 12 de Outubro, 450 jovens, formandos e formandas de diversas Congregações Religiosas do Estado de São Paulo, estiveram reunidos na FAPCOM (Faculdade de Comunicação Paulus). A idéia deste Congresso nasceu como um ENCONTRÃO dos e das junioristas que freqüentam os Cursos da CRB-SP e foi se abrindo até tomar a característica de um Congresso da Vida Religiosa Jovem, com participação de formadores e formadoras. O tema escolhido foi O PROTAGONISMO DA VIDA RELIGIOSA JOVEM, que foi tratado pelas assessorias como uma busca de compreensão das Juventudes no momento atual.

No primeiro dia, a socióloga Brenda Carranza, da PUC de Campinas, tratou de localizar as juventudes e o “recorte” da Juventude Religiosa, em nosso contexto. Questionou o conceito de jovem, nos âmbitos da Vida Religiosa, visto que boa parte dos presentes já superavam o limite cronológico social que define a fase da juventude entre 18 a 25 anos. Aprofundou alguns aspectos da realidade atual, como a dificuldade de definição de religião num contexto de ampla demanda e oferta, a velocidade das mudanças e as chaves de leitura, a cultura da sociedade de consumo, o mundo do desejo e do sonho, a violência como estruturadora de relações.

No segundo dia, Fermando Altemeyer apresentou um painel da realidade atual, no contexto pós-moderno. Ressaltou a presença de jovens religiosos/as africanos e de outros países da América Latina.

Fez-nos refletir sobre a nossa identidade e nossa identificação com Jesus. Assim como Jesus que andou nas beiradas ou fronteiras, devemos andar e não ficarmos presos no aburguesamento e nas coisas pequenas.

Ele nos chamou a atenção para as prioridades, pois quando temos muitas prioridades não temos nenhuma. É preciso assumir uma prioridade.

E não devemos prender Jesus em nossos esquemas, mas deixá-lo livre para todos.

Pe. Jorge Boran (ES) fez a “costura” das reflexões, focando mais especificamente a Vida Religiosa.

Vale também destacar a beleza da criatividade do grupo na arte da ambientação, nas danças, no teatro e na riqueza das orações.

Foi muito bom poder participar!

Outro desse só daqui a dois anos, em 2011!

Ir. Luciana e Ir.Geni
Comunidade Vila Moraes - Brasil

No hay comentarios.:

Publicar un comentario

***