20 de octubre de 2009

Enfrentamento ao tráfico de seres humanos


A UISG (União Internacional das Superioras Gerais) lançou o desafio do enfrentamento do problema do tráfico de seres humanos, em todas as suas formas: as migrações forçadas, os exilados políticos, a prostituição organizada, o trabalho escravo, o comércio de órgãos humanos, a exploração sexual de menores, a desintegração da família. Algumas Congregações, animadas pela Conferência dos/as Religiosos/as do Brasil, começaram a se organizar para enfrentar esse desafio nacional e internacional e formaram a REDE UM GRITO PELA VIDA. Esse é um problema muito grande e sério, cuja solução supera a iniciativa de um grupo ou seguimento. Por isso a Rede é formada por diversas representações sociais. Estão envolvidas a ONU (Organização das Nações Unidas) e o Governo, constituiu O Plano Nacional de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas, concretizando os princípios e diretrizes do Decreto nº 5948 de 26/10/2006.

Nos dias 14 a 16 de Outubro de 2009, o grupo de Religiosas encontrouse, em São Paulo. Vindas de todas as regiões do Brasil, as irmãs trouxeram a riqueza da cultura de suas regiões e a imensa dor da “chaga social causada pelo desprezo total à vida” (cf. Cartilha RBTSH). O tema do encontro foi A IMPORTÂNCIA DO TRABALHO EM REDE NO ENFRENTAMENTO AO TRÁFICO DE SERES HUMANOS.

Durante o encontro, foi feito o lançamento da CARTILHA DE REFLEXÃO BÍBLICA SOBRE O TRÁFICO DE SERES HUMANOS (Roteiros para grupos de reflexão e ação) feito pelo Grupo de Reflexão da CRB, regional São Paulo, assessorado pelo Frei Carlos Mesters.

Apresento este pequeno relato, “com orgulho” pela presença profética da Vida Religiosa, numa atitude de fé, coragem e inteligência. Mas, também como uma provocação para nós, porque o caminho do trabalho em rede parece ser uma alternativa para a ação da Vida Religiosa, nos dias de hoje. Conhecermos e abrir-nos a temas como este pode representar algo para a Sagrada Família.

Ir. Geni Camargo
Comunidade Vila Moraes - Brasil

No hay comentarios.:

Publicar un comentario

***