4 de septiembre de 2016

UM DEPOIMENTO SOBRE O TRABALHO VOLUNTARIO EM HOSPITAL DE PERIFERIA

UM DEPOIMENTO SOBRE O TRABALHO VOLUNTARIO EM HOSPITAL DE PERIFERIA



O Hospital M’Boi Mirim é da Prefeitura de S. Paulo.Residindo na Comunidade do Jardim Cerejeiras, no início ouvimos muitos comentários negativos sobre ele. Isso foi um motivo para que desejasse trabalhar nele e ser uma presença cristã e católica, capaz de contribuir para a ética no trabalho e no cuidado com os pacientes.
Nessa época o Hospital passou a ser administrado pelo HIAE ( Hospital Israelita Albert Einstein) que é um hospital de Referência no Brasil e no mundo. Ele foi construído em São Paulo, Brasil, pelos Judeus, como agradecimento ao País pelo acolhida, com tanto carinho, quando para cá vieram depois do Holocausto. Logo, no início do pós guerra começaram a fazer campanhas para angariar fundos na Comunidade Judaica de São Paulo para essa fundação. Queria-se um hospital de grande e altíssimo nível, que  fosse um referencial para a saúde e a pesquisa científica.
Com essas características o HIAE iniciou assumiu a administração do Hosp. M’Boi Mirim, que é um hospital de periferia.Hoje se diz que o M’Boi é o Einstein da periferia! Basta entrar para perceber a qualidade dos serviços: limpeza primorosa, atendimento de primeira, profissionais altamente qualificados, ambiente agradável, alegre e bem ordenado, relacionamento ótimo entre profissionais, voluntários e pacientes, etc, etc, etc.
Um corpo de voluntários, homens e mulheres, que recebem treinamento, juntamente com os voluntários do HIAE, é também acompanhado por pessoas que se dedicam realmente e fazem um trabalho diferenciado. A organização é perfeita. Os voluntários são organizados em grupos de trabalho, para maior eficácia. Assim é que há o Grupo da Psiquiatria, o da Visitação, o da Brinquedoteca, o da Maternidade e Neo natal, o de Eventos e bazares, o de Pronto Socorro e UTI, etc.
Os Voluntários de cada Setor têm reuniões com os coordenadores da atividade, periodicamente e estão procurando aperfeiçoar o serviço.  O HIAE  se preocupa também da formação dos voluntários, proporcionando palestras, eventos especiais para eles, cursos com temas da área, etc. Durante o ano oferece, gratuitamente um almoço para todos, em restaurante especial e pelo menos um chá ao ano, visitas a exposições, filmes e muitas visitas às outras unidades ( Paraisópolis, Hosp. S. Catarina, Casa de Repouso e o próprio hosp. A. Einstem e muitas coisas mais. Outra coisa que chama a atenção é que o M’ boi oferece, diariamente, de graça, 

No hay comentarios.:

Publicar un comentario

***