17 de mayo de 2015

EU VIM PARA SERVIR

Cada ano na Quaresma a Igreja no Brasil nos brinda com nova Campanha da Fraternidade (CF). A escolha do tema privilegia as necessidades, as utopias, os desejos da Igreja do Brasil de Sr sempre mais o retrato da Igreja de Jesus Cristo, e , sua adequação aos tempos.

Com efeito a CF se iniciou em 164 e desde entã cada ano é retomada, com um novo tema, uma novo lema e, evidentemente, uma nova proposta de  reflexão e ação para hoje, para ser sempre mais uma resposta fiel e crível ao Projeto de Deus e à construção de seu Reino de Justiça, de Amor e de Paz.

A 1ª fase das CF de 1964 a 1965, visava a renovação da Igreja, internamente. De 1966 a 1972 visava a renovação do cristão.

A 2ª fase da CF, de 1973 a 1984, visava a Igreja preocupada com a realidade social do povo, a denúncia do pecado social e a promoção da justiça. 

A 3ª fase, de 1985 a 2014, a Igreja se volta para situações existenciais do povo brasileiro.

Em 2015 o tema é: “Fraternidade: Igreja e Sociedade” e tem como lema: “Eu vim para servir”. Todos os anos a Igreja prepara subsídios para os Encontros com a juventude, com crianças, com famílias, via sacra, vigília eucarística, etc, sempre dentro do tema, e na linguagem adequada ao público alvo proposto. Há também um manual que aprofunda o tema  a partir de pesquisa bíblico-eclesiológico-social, para orientar a reflexão e a ação, que sempre se fundamenta na Palavra de Deus, na teologia, etc.

Dá gosto ver como o povo, pessoas simples, muitas vezes, participa da reflexão e da oração, coloca exemplos pertinentes, reza e canta a vida e  a ação do cristão católico, hoje, aqui e agora.

Nós estamos com o povo, famílias, jovens, crianças, com todos, orientando a reflexão e a oração. É muito gratificante ver como o povo vive assim a Quaresma, em preparação ao grande acontecimento que é a Páscoa. Tudo conduz ao Cristo Ressuscitado, razão de nossa  Fé, Esperança de dias melhores, de vida em Deus, de vida em plenitude,  que só o Cristo veio trazer.

Em 2015 o tema privilegia o serviço ao outro e a Igreja em saída. O cartaz que motiva todos os trabalhos, reflexões, orações e ações, é o “Lavapés com a figura do Papa Francisco beijando um pé, que acaba de lavar...

A  CF tem um grande objetivo: “Aprofundar à luz do Evangelho, o diálogo e a colaboração entre a Igreja e a Sociedade, propostos pelo Concílio Ecumênico Vaticano II, como serviço ao povo brasileiro, para a edificação do Reino de Deus. Alguns objetivos específicos, dentre outros, frisam:
 1). Fazer memória do caminho percorrido pela Igreja com a sociedade, identificar e compreender os principais desafios da a situação atua; 
2). Identificar as situações desafiadoras  na evangelização da sociedade e estabelecer parâmetros indicadores para a ação pastoral.
 3)  Aprofundar a  compreensão da dignidade da pessoa, da integridade da criação, da cultura da paz, do espírito e do diálogo inter-religioso e intercultural, para superar as relações desumanas e violentas.
 4) Buscar novos métodos atitudes e linguagens na missão da Igreja de Cristo de levar a Boa Nova a cada pessoa, família e sociedade.

É maravilhoso participar desse grande movimento da Igreja que caminha unida, em reflexão, oração e ação, rumo ao Ressuscitado.
                                                               



   Ir Aurea Da Silva – Brasil 

No hay comentarios.:

Publicar un comentario

***