1 de septiembre de 2012

REALIDAD NACIONAL

REALIDAD  NACIONAL

Brasil

A Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento sustentável reuniu, no Rio de Janeiro, uma centena de chefes e ministros de Estados, de 13 a 22 de junho de 2012, no encontro chamado Rio +20, referindo-se ao anterior encontro realizado em 1992.
Paralelo ao encontro da Conferência, outras centenas de grupos envolvidos com a ecologia e o sonho de uma sociedade alternativa, formou a Cúpula dos Povos.
Organizaram debates, estudos e marchas.
Eis alguns flashs da Cúpula dos Povos. Para maiores informações, veja site Cúpula dos Povos.

MARCHA
Por volta de 80 mil pessoas ocuparam ruas no centro da capital carioca na Marcha Global da Cúpula dos Povos. Inúmeros grupos sociais participaram da manifestação socioambiental em "defesa dos bens comuns e contra a mercantilização da vida". Povos de todo o mundo se encontraram na Rio+20. Além do Rio de Janeiro, outras cidades foram palco de manifestações semelhantes ao redor do globo.

A marcha deixou clara a insatisfação pública com o modelo de desenvolvimento em curso, com os retrocessos na legislação ambiental e, principalmente, com o andamento das negociações na Rio+20. “Não podemos retroceder vinte anos após a Rio92. Esta marcha é um clamor para que tenhamos avanços e conquistas. Nossos governantes não podem seguir pensando no futuro, mas com olhos no retrovisor”.

MANIFESTAÇÕES MUNDIAIS

Conforme a organização da Cúpula dos Povos, as manifestações que aconteceram em várias partes do mundo serviram para: denunciar as causas estruturais da crise econômica em curso e as falsas soluções impostas à sociedade; promover soluções reais baseadas na vontade dos povos para erradicar as injustiças social, econômica e ambiental; dar visibilidade às lutas dos povos contra o avanço do capital em seus territórios, no campo, na cidade, nas zonas costeiras e em todos os lugares; e ainda internacionalizar os esforços para transformar a realidade, com articulação e coordenação de lutas locais. (Aldem Bourscheit)


 
A CÚPULA TERMINA, MAS AS LUTAS CONTINUAM

 
A terceira e última Assembleia dos Povos, realizada na sexta-feira (22), marcou o fim da Cúpula dos Povos na Rio+20 por Justiça
 




No hay comentarios.:

Publicar un comentario

***