2 de abril de 2011

O QUE ERA SONHO TORNOU-SE REALIDADE A SAGRADA FAMILIA DE BORDEAUX ESTÁ PRESENTE EM PIAUI

Há alguns anos as irmãs do Brasil vinham desejando uma fundação no nordeste do país. Entre luzes e sombra, medos e esperança, coragem e preocupações, oração e diálogo e por fim, o discernimento. A proposta chegou ao Conselho de Rede e ao Conselho Geral. No princípio o desejo era de uma nova fundação. Mas como fazer isto acontecer se somos um grupo de número reduzido no país? Naquele momento viu-se que não tínhamos gente suficiente para uma nova fundação. Contávamos com a possibilidade de duas irmãs. Mas o Espírito missionário que pairava sobre cada uma faz surgir uma nova possibilidade. “Se não temos possibilidade de iniciar uma nova fundação neste momento, porque não experimentarmos enviar irmãs como missionárias?” Esta idéia surgiu no encontro dos Conselhos em Canadá e foi bem acolhida por todas. Aleluia! Brilhou uma nova luz! A partir daí os ânimos se acenderam e foram dados os passos necessários. Tudo era feito com muito cuidado, oração e reflexão. Porém, não faltaram os “Pedro” da vida para dizer: Isto não vai dar certo, este não é o momento... Somos poucas em número, a distancia é muito grande... e, assim por diante.

Também não faltaram os anjos para animar e dizer “Coragem, não tenham medo... Vocês não estão só”. Outros, “vão com medo, mas vão”. Depois de todo este processo anterior confirma-se que duas irmãs seriam enviadas como missionárias com um contrato de dois anos (renováveis). Quando tudo estava decidido sai a notícia que o bispo local (D. Pedro Brito), com o qual se havia feito todo o processo anterior foi transferido para outra diocese. Parecia que tudo voltava a estaca zero. Surge mais forte a dúvida continuar ou desistir? Mas o Espírito continuou soprando, não tenham medo! Através de telefonemas e e-mail o bispo continuava nos animando e dizia: “Deus conta com a Sagrada Família de Bordeaux em São Raimundo Nonato, farei tudo o que depender de mim, prepararei o caminho...” e assim se fez. Dia 26 de janeiro na celebração final da Assembléia de Rede, Maria de Fátima e Silvia Elena receberam o envio como missionárias em Piauí. Também foram enviadas as que iam formar a comunidade de Buenos Aires. Por fim, no dia 15 de fevereiro de 2011 partem em missão ao Piauí: Maria de Fátima Andrade e Silvia Elena Coronel. Com o coração repleto de todos os sentimentos juntos, mas com a certeza de que Deus está presente e é Ele quem as conduz.


Depois de uma noite e um dia de viagem chegamos a São Raimundo Nonato e, no final do dia em São Lourenço. Eis a nossa casa! Que festa! Que alegria! Que acolhida! Ali se encontrava um grupo de pessoas com os braços abertos e sorrisos estampados nos rostos. A casa estava pronta, parcialmente montada, a mesa farta, cartaz de boas vindas por todos os cantos. Era só alegria! Bendito seja Deus por esta acolhida! Acolhida do novo, do inesperado, das incertezas, das esperanças, das frustrações, das vitórias... Agradeço a Deus por cada gesto, cada palavra cada manifestação de ânimo ou de desânimo, de otimismo ou de pessimismo (tudo faz parte do processo), mas principalmente da certeza de que Ele está presente animando e derramando bênçãos e graças necessárias para que Silvia e Fátima possam ser sinal de amor do Deus-Comunhão. Na primeira celebração eucarística que participamos na paróquia, não pude conter a emoção porque além da acolhida daquela gente, era uma quinta feira e dia de adoração e Benção do Santíssimo. Aquele momento me remeteu ao dia 3 de fevereiro de 1822 e, coincidência ou não, senti que Jesus abençoava e junto com o povo acolhia-nos. Vanda – S. Paulo Desde Piaui


Queridos amigas y amigos: Agradezco muchísimo su oración y proximidad, desde esta pequeña ciudad de S. Lorenzo de Piauí, en el sertao brasilero, les agradezco las felicitaciones por el día de la mujer. Seguimos con fervor esta caminada pastoral, ya con la campáña de "la tierra gime con dolores de Parto", el miércoles deceniza tuvimos las celebraciones en varias comunidades del interior con caminata y símbolos, nos ayuda a mantener nuestro compromiso con lavida. Ya tenemos teléfono fijo, en algunas semanas instalrán internet, ahí será más fácil nuestra comunicación. Fátima y yo estamos felices de entrar en esta Cuaresma con mayor desprendimiento, siempre buscando el verdadero ayuno. Un abrazo fuerte, tenemos lluvias muy fuertes con truenos y relápagos,el aire hace entrar algo de agua a nuestra casa, estamos alegres tendrán una buena cosecha,todos comentan que será hasta Mayo, estas lluvias los truenos y relámpagos asustan un poquito. Bien me despido, unida a sus compromisos con la Vida que siempre nos invita a la conversión.

Silvia.

No hay comentarios.:

Publicar un comentario

***